domingo, 25 de novembro de 2012

ARTE NA RUA ? SIM, MAS COM QUALIDADE ...

Olha só como são as coisas...
Outro dia me falaram que o Emcena Brasil não é "teatro de rua"  e eu concordo, mas não questiono e nem vejo mérito nessa discussão infrutífera de rotulação disso ou daquilo.
Me parece que na verdade isso é mais uma pretensão de alguns em levantar uma bandeira de que o tal "teatro de rua" nasceu em suas companhias, trupes e etc. Alegam, os defensores de que seria uma nova vertente , estética, fruto de pesquisa e blá, blá, blá...E ainda defendem que é uma nova descoberta, uma forma de fazer teatro querendo nos convencer  que  eles o inventaram . Acho que essa alegação é no mínimo engraçada pra não dizer ridícula .
O Teatro sempre esteve na rua, a arte sempre esteve na rua, desde os primórdios da civilização e desde o seu nascimento e isso é histórico e não se discute, é fato.
Agora se esse "teatro de rua" feito por essas mesmas companhias, com raríssimas exceções, é o que vemos por aí e em sua grande maioria sempre mal realizado, tanto do ponto de vista artístico como técnico, sem o esmero de um figurino, cenário,  um som adequado, vozes esganiçadas, instrumentos mal tocados , sem uma luz fundamental e principalmente com atores despreparados,  então tá certo o Emcena não é  "teatro de rua" .
O Emcena é Arte na Rua, é o velho e bom teatro com muita qualidade aliado a uma  tecnologia de difusão , potência de som , iluminação perfeita, conforto com banquetas e  na sombra protegido por uma grande tenda, camarins ambiente limpo e com segurança e tudo o que o ator precisa fazer o seu teatro e com uma única semelhança nas ruas, nas praças a céu aberto e em qualquer lugar .
E não vai muito longe , na década de 70 e 80, lembro que junto com meu amigo Raul Cristhiano e diversos artistas de fato, já saiam pelas ruas tomando as calçadas, praças, inundando corações com poesia em movimentos pacíficos e culturais para retomar e cultuar o verdadeiro palco de todos os homens,  sua liberdade. A mesma liberdade que nos foi tomada pelo estado de exceção ...e estavamos juntos nessa luta.(foto abaixo)
Então para todos que fazem teatro de rua fica o convite,  conheça o Emcena Brasil junte-se a nós nessa  iniciativa que realmente levanta uma bandeira a da democratização da cultura, afinal de contas de levantar bandeira também entendo , mas somente pelo que vale a pena ...

Movimento Arte na Rua - Santos 1981
Nós estavamos lá ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário